Dropbox – instalação e utilização no Windows

Gostaria de deixar uma dica para quem não conhece ou gostaria de conhecer melhor uma possibilidade de armazenamento na nuvem.

Dropbox

Como usar o Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Aproveitando o post de Ramon Cardoso para o TechTudo seguem as dicas dele sobre o Dropbox:

Obs: As dicas de instalação contidas no post abaixo se referem ao Windows. Para quem utiliza o Linux e tem dúvidas quanto à instalação do Dropbox sugiro o tutorial: Instalar Dropbox Fedora (integrado ao Nautilus) 

“O Dropbox é uma excelente alternativa para quem gosta de ter os seus documentos sempre à mão. Com ele, você pode hospedar os seus arquivos na “nuvem” e acessá-los de qualquer lugar e com qualquer dispositivo. Uma verdadeira mão na roda.

Nesta dica, criamos um guia sobre Como usar o Dropbox. Acompanhe os passos abaixo e descubra uma boa alternativa para armazenar e compartilhar arquivos com seus amigos.

Criando uma conta e instalando o Dropbox

Passo 1. O primeiro passo para usar o Dropbox é criar uma conta no site oficial do programa. Para isso, acesse a página de cadastro e preencha os campos com os seus dados, marque a caixa “I agree” e clique em “Create account”.

Criando uma conta Dropbox
Criando uma conta Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 2. Agora que você já tem uma conta, faça o Download do Dropbox e instale-o em seu computador. Obs.: é importante que você tenha privilégios de administrador.

Passo 3. Ao executar o programa, marque a opção “I already have a Dropbox account” e clique em “Next”. Na tela seguinte, forneça os dados da conta que você acabou de criar e clique novamente em “Next”.

Instalando o Dropbox
Instalando o Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 4. Escolha a opção de 2 GB (gratuita) e clique em “Next”. Deixe a opção “Typical” marcada e clique em “Install” para iniciar a instalação.

Escolhendo o teipo de conta e instalalção
Escolhendo o tipo de conta e instalação (Foto: Reproducão/Ramon Cardoso)

Passo 5. Caso uma nova janela seja aberta, clique em “Skip tour” para pular a explicação e, depois, em “Finish” para concluir o processo.

Armazenando e compartilhando arquivos

Passo 6. Para abrir a pasta do Dropbox no seu computador, clique no ícone do programa, próximo ao relógio da barra de tarefas.

Abrindo a pasta do Dropbox no seu computador
Abrindo a pasta do Dropbox no seu computador (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 7. Para adicionar novos arquivos à pasta, basta utilizar os comandos “Ctrl+C” e “Ctrl+V”, ou arrastar os arquivos para dentro da pasta. Todos os arquivos serão automaticamente sincronizados com um upload automático e salvos também na sua pasta on-line.

Sincronização automática - Pasta do Dropbox no computador e no site com o mesmo conteúdoSincronização automática – Pasta do Dropbox no computador e no site, mesmo conteúdo (Foto: Reprodução)

Passo 8. Para compartilhar arquivos do seu computador, basta copiá-los para a pasta “Public”, dentro da sua pasta do Dropbox. Em seguida, é só clicar sobre eles com o botão direito do mouse e, em “Dropbox”, selecionar a opção “Copy public link”. Depois é só colar o link em algum lugar e enviar para quem você quiser.

Copiando o link de compartilhamento de um arquivoCopiando o link de compartilhamento de um arquivo (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 9. Caso você esteja em uma máquina que não tem o Dropbox instalado, você pode acessar o site do Dropbox e fazer upload de arquivos para a sua pasta on-line. Esses arquivos estarão disponíveis para download em qualquer lugar e também serão sincronizados com as pastas de outros dispositivos com o Dropbox instalado.

Adicionando arquivos à pasta on-lineAdicionando arquivos à pasta on-line (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 10. Da mesma forma que no computador, você também pode criar um link público de um arquivo a partir da sua pasta on-line, no site do Dropbox. Para isso, basta marcar um arquivo, clicar em “More” e escolher a opção “Copy public link”, como na imagem abaixo.

Criando um link de compartilhamento para um arquivo on-lineCriando um link de compartilhamento para um arquivo on-line (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Criando pastas compartilhadas

Outro recurso interessante é a opção de criar pastas compartilhadas. Dessa forma, as pessoas que você convidar também poderão ter acesso ao conteúdo da sua pasta e poderão adicionar arquivos a ela.

Passo 11. Para compartilhar uma pasta no seu computador, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela, selecionar a opção Dropbox e escolher a opção “Share this folder…”.

Compartilhando uma pasta do computador com outras pessoasCompartilhando uma pasta do computador com outras pessoas (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 12. No site, marque a pasta que deseja compartilhar, clique na opção “More” e selecione a opção “Invite to folder”.

Compartilhando uma pasta on-lineCompartilhando uma pasta on-line (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 13. Em seguida, digite os nomes ou endereços de e-mail das pessoas com as quais você quer compartilhar a pasta e clique em “Share folder”.

Selecionando as pessoas que terão acesso à pasta compartilhada
Selecionando as pessoas que terão acesso à pasta compartilhada (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Acessando o Dropbox e baixando arquivos de outros locais

Você pode acessar a sua pasta do Dropbox de qualquer lugar que tenha internet, seja por um navegador, com a sua pasta online, ou em outro computador ou celular que tenha o Dropbox instalado.

Passo 14. Para baixar os arquivos em outro computador, acesse o site do Dropbox e faça login em sua conta. Depois, marque o arquivo que deseja baixar, clique em “More” e selecione a opção “Download File”.

Baixando um arquivo do DropboxBaixando um arquivo do Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 15. Caso esteja em outro computador com o Dropbox instalado, basta abrir o programa e informar o seu e-mail e senha para ter acesso aos arquivos armazenados em sua pasta do Dropbox.

Passo 16Para poder acessar os seus arquivos também do seu celular, acesse a página do Dropbox e baixe o aplicativo para o seu sistema: Android, iOS (iPad e iPhone), e BlackBerry.

Dropbox para celularDropbox para celular (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Agora você não precisa mais se preocupar em perder os seus arquivos ou esquecer-se de levá-los para algum lugar. Graças ao Dropbox, eles estarão sempre disponíveis sempre que você precisar.”

(postagem original)

Deixe esse post ainda mais útil! Escreva algo aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s