Série: Sobrevivi à pós-graduação – Comece pelo tema

Vou fazer uma pequena introdução a esse post. Há alguns anos escrevi uma série de textos curtos no formato de dicas rápidas para quem pensa em entrar ou já entrou numa pós-graduação. Esse projeto ficou completamente esquecido e só lembrei porque encontrei um arquivo estranho enquanto fazia um backup do notebook. Lendo novamente percebi que as coisas que havia escrito continuavam fazendo sentido e resolvi postar aqui no blog como uma série de posts. São textos curtos sobre coisas que deram certo para mim ou que eu sabendo o que sei hoje teria feito melhor.


Quando eu entrei no mestrado, não era exigido um projeto para começar. Apenas ao final do terceiro trimestre depois de cursar todas as disciplinas que eram obrigatórias que deveríamos ter um projeto para a dissertação. Mas, independentemente da necessidade de ter o projeto no início ou não, acredito que seja interessante ter uma ideia do trabalho que será realizado para ter mais discernimento na escolha das disciplinas que irá cursar. Algumas disciplinas serão obrigatórias e comuns a todos independente do tema de pesquisa, mas, outras disciplinas que investirá o seu tempo devem preferencialmente ser relacionadas ao seu tema.

O objetivo é cursar disciplinas que te proporcionarão a melhor base possível para a resolução do problema proposto. Mesmo que não tenha um projeto formalizado, a dica é: tenha uma ideia clara do tema que tem interesse e converse com professores dessa área no seu programa antes de começar, se possível! Mesmo que não siga à risca um determinado projeto, sabendo o tema desde o início terá ao menos uma base para seguir e fazer ajustes conforme necessário.

Ah, mas eu não tenho ideia de tema… Será? No fundo se está pensando em cursar uma pós-graduação você tem uma ideia do que gostaria de fazer. Mas se realmente não tem ideia nenhuma, não se preocupe. O importante é conversar com possíveis orientadores. Eles terão capacidade de te dizer se a ideia vale a pena ser investigada. Ou possivelmente te apresentar ideias de projeto que eles estão trabalhando que tenham a ver com seu perfil.

Eu tinha uma ideia muito vaga do que gostaria de fazer e não conhecia os professores da instituição (e além disso eu era extremamente tímida). Tive sorte de uma professora me propor trabalhar em um projeto de pesquisa enquanto eu ainda cursava as disciplinas. Nesse projeto acabei saindo da minha ideia inicial mas foi ótimo e aprendi demais! E tive contato com outro professor que viria a ser meu orientador de doutorado em outro tema que tinha mais a ver com minha ideia inicial. Mas isso é assunto pra outro post.

Se está lendo antes da pós-graduação: aproveite o tempo que tiver disponível para pensar no seu tema/projeto. Converse com possível/eis orientador/es e trace pelo menos uma linha geral e quais disciplinas são realmente úteis para a solução do problema proposto.

Se está lendo durante a pós-graduação: Espero que já tenha orientador/es e projeto definido, senão procure o quanto antes possível/eis orientador/es e converse com eles a respeito. E converse também com os colegas sobre o assunto. Eles já tem tema definido? Como fizeram?

Se está lendo depois: Faria uma recomendação diferente? Deixe um comentário! Se acredita que essa dica é útil, envie para alguém que está começando 😉


Obs: eu tinha escrito os textos pensando em pós-graduação stricto sensu. Mas para quem está fazendo ou pensa em fazer uma especialização lato sensu a dica muda pouco. O curso de especialização geralmente já possui todos os módulos pré-definidos e, portanto a ideia de escolher disciplinas de acordo com o tema não se aplica. No entanto, ter uma ideia de tema desde o início continua sendo interessante para saber quais professores pode procurar para orientarem a monografia.

Um comentário sobre “Série: Sobrevivi à pós-graduação – Comece pelo tema

Deixe esse post ainda mais útil! Escreva algo aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s