Serie: Sobrevivi a Pós-Graduação – Você não é apenas um estudante

Lateral da catedral de Sao Petronio em Bologna

Apesar de parecer que todos te tratam como se você fosse um estudante, e de poder contar com vantagens como pagar meia entrada em alguns lugares, lembre-se que você é um profissional! Pense em tudo que estudou até chegar à pós-graduação. Mesmo parecendo em alguns momentos que não mudou muita coisa, você já é um profissional formado na área que escolheu como base. A escolha pela pós-graduação te tornará um especialista.

Continuamos tendo que lidar com professores em sala de aula no período que estamos cursando disciplinas. Nesse momento continuamos a ser estudantes. Mas a partir do momento que iniciamos uma atividade de pesquisa com professores orientadores, essa relação é como a de qualquer hierarquia de qualquer empresa. Os professores orientadores são os líderes (nao gosto do termo chefe mas se ajudar a entender essa é a ideia) e somos os funcionários. A pesquisa é uma atividade profissional que requer muita organização, método e prazos.

Será preciso ter bom humor e paciência durante os anos de pós-graduação para ignorar os comentários da família e amigos sobre o fato de não ter um trabalho de verdade. No cenário atual que vivemos as atividades de pesquisa se mostram cada vez mais importantes para o avanço da sociedade. Temos muitos problemas e precisamos de pessoas dispostas a buscar novas respostas. Assim como precisamos de pessoas dispostas a plantar, colher, cuidar da saúde, da economia e de ensinar. Precisamos espalhar mais para a sociedade o porquê nos especializamos e investigamos essas novas soluções. Faça sua parte com paciência cada vez que surgir uma piada. Deixe claro que é um trabalho que te prepara ainda mais para atuar como pesquisador tanto para a área acadêmica quanto para a indústria.

Lembre-se também que o seu comportamento está sendo observado pelos orientadores e poderá ser um fator que te abrirá portas ou não. Busque fazer um trabalho bem feito em qualquer atividade por mais que muitas vezes a pesquisa precise de trabalhos maçantes e repetitivos. Precisamos nos lembrar constantemente do porquê estamos fazendo aquilo e tentar fazer da melhor forma possível. Esse é o nosso trabalho. É parte da nossa formação humana e profissional. Escolher um tema por afinidade e não apenas por retorno financeiro pode ajudar. Leia as outras dicas que já postei por aqui onde comento sobre se apaixonar pelo tema por exemplo.

Se está lendo antes da pós-graduação: se você já é um profissional com uma área de formação, já tem opções de atuação na área sem ter uma pós-graduação. Pesquise os tipos de pós-graduação que existem e,  identifique se você tem o perfil de investigação necessário para uma pós-graduação stricto sensu. Tem interesse em desenvolver pesquisas? Hoje em dia a indústria está absorvendo muitos profissionais com doutorado em áreas em expansão como modelagem matemática e ciência de dados. Caso não se identifique com esse perfil, pode focar em especializações de curta duração tipo lato-sensu e certificações profissionais. Os cursos de pós-graduação lato-sensu geralmente exigem pouca dedicação semanal e permitem realizar outras atividades simultaneamente mas as pós stricto sensu exigem uma dedicação muito grande. É possível conciliar com algumas atividades mas tenha em mente que não é fácil.

Se está lendo durante a pós-graduação: Aproveite a carteirinha de meia entrada. Sei que todos se beneficiam desse momento em que ainda somos vistos como estudantes por estarmos focando em uma capacitação extensa. Mas não perca de vista que já é profissional e que representa o corpo discente da sua  instituição. 

Se está lendo depois: Deve estar com saudades desse tempo da meia entrada. Mantenha contato com os colegas. Infelizmente passamos por momentos de desvalorização da ciência e manter o contato com pessoas que passam pelas mesmas situações e desafios ajuda bastante a manter a saúde mental em dia.


Se achou util compartilhe!

Boa semana!

Um comentário sobre “Serie: Sobrevivi a Pós-Graduação – Você não é apenas um estudante

Deixe esse post ainda mais útil! Escreva algo aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s