Dica: Gerenciar Referências

A primeira etapa de qualquer pesquisa científica é a revisão da literatura. Essa revisão permite identificar qual o estado da arte do problema sobre o qual tem interesse e serve para compreender o que já foi feito na tentativa de responder a uma pergunta científica específica. Muitas vezes a própria pergunta surge após a revisão de literatura identificar que existe uma questão em aberto que ainda não foi respondida.

Feita essa motivação, o objetivo desse post é apresentar minha experiência com uma ferramenta para auxiliar no controle das referências que já leu / está lendo / pretende ler, para ajudar a identificar quais são mais relevantes etc. Esse processo também pode ser conhecido como “fichamento”. Se ainda não utiliza uma ferramenta para auxiliar a gerenciar as referências da monografia/dissertação/tese, esse post apresenta uma opção que tenho usado ultimamente.

Já utilizei outros formatos, desde apenas colocar as “fichas” em um editor de texto mesmo, ou ferramentas específicas como o JabRef. Existem muitos outros que deixo o link pois pode ser que prefira outro formato: EndNote, Mendeley, Citeulike, RefBase, RefWorks, Reference Manager.

Há algum tempo venho utilizando o Zotero e tem me ajudado muito a organizar melhor as referências. Tenho gostado bastante da possibilidade de organizar referências de vários projetos distintos compartilhados com grupos diversos.

Uma funcionalidade que acho super útil é o plugin para o navegador que permite fazer download de qualquer referência direto para a biblioteca. É possível adicionar as referências manualmente também mas com a existência desse plugin raramente preciso fazer isso. Basta clicar em um botão que a ferramenta já importa todas os dados de autores, revista, data, doi etc.

Adicionar arquivo ao Zotero.
Adicionar arquivo PDF ao Zotero. Fonte.

É possível também inserir uma referência dentro do Zotero através de um identificador:

Adicionar ao Zotero por identificador (doi, isbn,pmid). Fonte

A ferramenta possibilita ainda escrever anotações sobre cada referência, o que recomendo fortemente pois depois de um tempo não lembramos todos os pontos importantes. Existem ainda outros plugins que podem ser adicionados como, por exemplo, um que oferece uma contagem de citações e quantos suportam ou disputam cada referência (scite).

Exemplo de visualização do Zotero com uma coluna que mostra se tem anotação adicionada (parece um post-it amarelo) e colunas que mostram contagem de referências que suportam, disputam e que mencionam cada uma das referências na lista. Fonte: da autora.

A biblioteca inteira pode ser exportada em vários formatos conforme mostrado na imagem abaixo incluindo o formato bibTeX que é perfeito para quem usa o LaTeX para escrever os textos acadêmicos.

Formatos para exportação da biblioteca de referências. Fonte: da autora.

Quem usa Word e OpenOffice também tem o trabalho de citações facilitado ao usar o plugin do Zotero para esses editores. Basta usar o comando “inserir citação” que abre uma busca para a referência salva na sua base de referências do Zotero. E ele já inclui a citação no local selecionado e adiciona a referência completa no final do texto.

Ps: Se tiver interesse clique aqui para ver a lista completa de plugins do Zotero.

Ps 2: Eu sou fã do LaTeX e tenho vários posts nesse blog sobre os comandos e como usar. É só usar a busca aqui do blog ou clicar na categoria LaTeX no menu lateral.

Este post não tinha intenção de ser um tutorial mas uma fonte de informações sobre gerenciamento de referências. Caso esteja buscando um tutorial indico:

Qualquer dúvida ou sugestão deixe um comentário!

Deixe esse post ainda mais útil! Escreva algo aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s